sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Itaboraí recebe CVT em clima de festa

Itaboraí recebe CVT em clima de festa PDF Imprimir E-mail
Com a participação do governador Sérgio Cabral foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 3/12, o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Itaboraí, unidade da rede da Fundação de Apoio a Escola Técnica (Faetec) que oferece cursos de formação inicial e continuada e atendendo à vocação da região onde são implantados. Saudado pelos professores, parlamentares, membros das comunidades e convidados, o governador enfatizou a importância de implantar cursos que gerem melhores condições de trabalho tanto para as regiões quanto para os trabalhadores.
- A melhor forma de combater a violência é oferecendo educação, assim estamos inaugurando hoje este espaço (Itaboraí) e vamos inaugurar também em São Gonçalo, unidades que formam mão de obra capacitada para atuar no crescimento local, destacou o governador.
Para o secretario de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, o desenvolvimento do ensino técnico no interior do estado beneficia a todos. De acordo com ele a unidade forma pedreiros, bombeiros e outros profissionais que, capacitados vão atender às necessidades das empresas locais que precisam destes recursos humanos.
- Este governo fixa o homem na região criando condições para a pessoa ter uma habilidade profissional, ressaltou Cardoso.
O coordenador do 16º CVT da rede da Faetec, Claudio Veiga, conduziu Sérgio Cabral, juntamente com o secretario Alexandre Cardoso e o presidente da Faetec, Celso Pansera, em uma visita às áreas da unidade, apresentando e identificando os laboratórios.
- Interessante a visita a esta unidade, o coordenador me apresentou um laboratório de armadores, eu não imaginava que existisse uma atividade na construção civil com este nome e que estes profissionais são os responsáveis pela estrutura básica da obra, comentou Cabral.
O CVT Itaboraí ocupa um prédio cedido pela prefeitura do município onde funcionou a Faculdade de Educação (FEITA) e agora a Faetec está implantando laboratórios de informática, de construção civil, sala multimídia, salas de aula e uma unidade do serviço Faetec Digital que oferece à comunidade acesso à internet para consulta de serviços, distribuição de currículos entre outros atendimentos on line, tudo gratuitamente e com a orientação de monitores.
As inscrições para os cursos de ladrilheiro, bombeiro hidráulico, eletricista, carpinteiro de forno, armador, apontador de obras, informática, informática básica profissional, montagem e manutenção de computadores, rede de cabeamento, inglês e espanhol já foram encerradas e, de acordo com o coordenador da unidade, a procura foi muito maior do que se esperava.
- Tivemos 3.200 pessoas inscritas para as 634 vagas abertas, enfatizou Claudio Veiga.
O sorteio para identificação dos contemplados acontecerá amanhã (4/12). E, a matrícula será no período de 7 a 16 de dezembro. As aulas começarão em fevereiro de 2010.
A presença de moradores com camisetas que agradeciam a chegada do CVT e solicitavam uma universidade pública no município, estimulou o governador que se comprometeu a conversar com o reitor da Uerj para analisarem as condições necessárias para a instalação de uma unidade avançada na região.
Participaram também da inauguração o prefeito de Itaboraí, Sergio Soares, o vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, o secretário de Agricultura, Christino Áureo, a presidente do Ipem-RJ, Soraya Santos e o deputado estadual Rodrigo Neves, entre outros.


Governador visita o Laboratório do curso de Armador

Claudio Veiga (camisa branca) coordenador do CVT Itaboraí e equipe no laboratório
de montagem e manutenção de computadores

Sergio Cabral e Celso Pansera recebem homenagens da equipe do CVT

Nenhum comentário:

Postar um comentário