sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Governador entrega o 17° CVT do Estado em São Gonçalo

Governador entrega o 17° CVT do Estado em São Gonçalo PDF Imprimir E-mail
O governador Sérgio Cabral e o secretário de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso, entregaram, na  quinta-feira (3/12), o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de São Gonçalo, na Região Metropolitana. A 17ª unidade de ensino técnico-profissionalizante está voltada à qualificação nas áreas da indústria naval e da pesca, atividades com forte demanda de mão de obra especializada na região.
De acordo com o governador, o Rio tem sido líder na geração de empregos no Brasil em razão da agenda econômica de investimentos públicos e privados, que exige mão de obra qualificada. O modelo de ensino profissionalizante, em sua opinião, estava equivocado no país, e esse formato de CVT, que até 2010 terá 40 unidades, foi adaptado à realidade fluminense.
- Esse modelo de Centro Vocacional é o correto porque forma o profissional. Está preocupado em dar ao mercado de trabalho e ao estudante as garantias técnicas de que ele sairá profissional naquele assunto. No caso da pesca, por exemplo, o Rio de Janeiro tem a terceira maior geração de mão de obra do setor no país e é o terceiro maior produtor de pescado do Brasil. Logo, qualificar e preparar essa mão de obra é fundamental também para o desenvolvimento do estado – salientou Cabral.
No CVT de São Gonçalo, as inscrições para as primeiras turmas ainda estão abertas e vão até o dia 10 deste mês. O início das atividades está marcado para fevereiro de 2010. A unidade foi implantada com um investimento de R$ 1,39 milhão e tem 850 metros quadrados de áera. São oferecidas 780 vagas/ano nos cursos de construção, manutenção e reparo de embarcações pesqueiras; carpintaria de embarcações pesqueiras; instalação mecânica de motores marítimos; manutenção mecânica de motores marítimos; pintura de embarcações pesqueiras; confecção e reparo de artefatos de pesca; manipulação e conservação de pescado; auxiliar de cozinha, pâtisserie e massa salgada.
- As escolas são implantadas de acordo com o potencial de cada região definida para abrigar uma unidade. Isso aumenta a chance de empregabilidade do aluno. Hoje, a grande demanda por mão de obra está no ensino profissionalizante – destacou o secretário Alexandre Cardoso.
Participaram também da inauguração o presidente da Fundação de Apoio a Escola Técnica, Celso Pansera, o secretário de Agricultura, Christino Áureo e a deputada estadual Graça Matos, entre outros.
 Por Rafael Masgrau
Assessoria de Comunicação do Palácio
Fotos: Jorge Marinho e Carlos Magno

Nenhum comentário:

Postar um comentário